Os aterros de Portugal encontram-se quase cheios!
Os aterros de deposição de resíduos, atualmente, em Portugal, encontram-se quase cheios, devido à elevada quantidade depositada destes resíduos.
Um dos principais objetivos assumidos por Portugal até 2030, assenta na reciclagem, sendo necessário cada vez mais sensibilizar as pessoas para o tema, de forma a que, todos juntos, consigamos diminuir a percentagem de resíduos que são desperdiçados e depositados em aterro.
Segundo os dados recolhidos, neste momento, os aterros estão quase cheios, uma vez que 56% dos resíduos gerados são descartados e depositados em aterro, o que representa um valor bastante elevado para o que é esperado nos dias de hoje. Para tal, definiu-se uma estratégia, com o objetivo de reduzir a produção de resíduos e a sua deposição diminuir para 10%.
Apesar de esta diferença parecer muito grande e pouco fiável ou credível, é necessária, uma vez que com a definição desta meta, um conjunto de organizações estão a trabalhar todos em conjunto para um determinado fim e, só assim é que a mudança irá ocorrer.
É essencial que cada um de nós se responsabilize pelos resíduos que produz, para que o planeta pare de ser prejudicado por atitudes e ações do ser humano, porque temos que nos lembrar, NÃO EXISTE UM PLANETA B!