Pacto Ecológico Europeu
A 24 de Junho de 2021, o Parlamento Europeu aprovou a Lei Europeia do Clima, tendo esta como principal objetivo a redução de 55% das emissões até 2030 e a neutralidade climática até 2050.
Com esta lei é possível que os objetivos sejam aplicados à legislação mais facilmente e, com isto, acarretar benefícios para os cidadãos, desde o ar, a água e o solo mais limpos, redução da energia, menos resíduos e alimentos mais saudáveis, uma saúde de qualidade para as gerações atuais e futuras, entre outros.
Para que seja alcançável a redução em 55% das emissões, a Comissão Europeia propôs um pacote de nova legislação, onde o foco principal incide na redução de emissões da indústria, dos transportes e de outros setores.
Por outro lado, também foram criados fundos comunitários, de forma a apoiar os agregados familiares, as pequenas empresas e os utilizadores de transportes a combaterem a pobreza energética e de mobilidade na transição ecológica.
Deste modo, é potencializado a economia circular, incentivando o consumo sustentável e a geração de menos resíduos, para que cada vez mais, exista uma consciencialização referente aos resíduos gerados, desde baterias, embalagens, plásticos, resíduos têxteis, entre outros.
Para que seja possível a preservação do nosso planeta, é necessário que cada um de nós contribua para que isso aconteça, e não esperar por amanhã, pois pode ser demasiado tarde.