Monitorização Ambiental
Sabermos o que temos é uma das coisas mais importantes
Reconhecer o que temos é o caminho para preservar
Entende-se por «monitorização» o processo de observação e recolha sistemática de dados sobre o estado do ambiente ou sobre os efeitos ambientais de determinado projeto e a descrição periódica desses efeitos por meio de relatórios. - Agência Portuguesa do Ambiente
Monitorização de espécies
- Acompanhamento das espécies nos diversos locais
- Elaboração de relatórios de comunidades
Corredores ecológicos
- Estudo da biodiversidade local
- Elaboração do plano de implementação de corredores ecológicos
- Projeto e acompanhamento de obra de corredores ecológicos
Acompanhamento de sistemas
- Compostagem
- Gestão de resíduos
Corredores ecológicos ou corredores de biodiversidade são áreas que unem remanescentes florestais ou unidades de conservação fragmentadas devido à ação do homem, permitindo que organismos possam deslocar-se entre elas, aumentando o fluxo gênico entre as populações e mitigando, assim, os efeitos causados por esses processos de fragmentação.
O conceito de corredores ecológicos surgiu na década de 1990, sendo considerados uma das principais estratégias de conservação da biodiversidade. O objetivo dos corredores ecológicos, ao unir remanescentes ambientais ou unidades de conservação, é reduzir ou prevenir a fragmentação florestal e, assim, contribuir com aconservação da biodiversidade. A fragmentação florestal é a separação ou o desligamento, causado por ação antrópica (como atividades agropecuárias, rodovias, hidrelétricas, urbanização, entre outras), de áreas amplas em fragmentos menores e segregados, o que acaba por levar ao isolamento, à perda de habitat assim como à perda de populações.