A região central de Portugal entre Rio Maior, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Leiria, Ourém, Torres Novas e Alcanena, é ocupada, por serras calcárias, que constituem o maciço calcário estremenho. Dele fazem parte duas serras principais, a de Aire e dos Candeeiros.
Esta região é caracterizada por não ser atravessada por nenhum rio, já que a água das chuvas se infiltra quase completamente nas fendas da rocha em vez de escorrer pelas vertentes e originarem rios. É que, ao contrário das outras rochas, o calcário é dissolvido pela água.
Ao penetrar nas pequenas fissuras de rocha, a água alarga-as por dissolução e transforma-as em grandes corredores ou em poços naturais que, na região têm o nome de algares.Foi num destes algares, existentes no sítio de Moinhos Velhos, pequeno por sinal, e aparentemente igual a tantos outros, que em 1947 alguns habitantes de Mira de Aire entraram.
Itinerário
- 7h30 Saída de Caminha
- *Com recolha em Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo
- Visita às grutas de Mira de Aire
- Almoço partilhado
- Visita ao Jardim das Rochas
- 16h00 Regresso
Material incluído
Material a levar
- Viagem de autocarro
- Entrada nas grutas e no parque
- Material didático
- Seguro de atividade
- Almoço
- Água e alimentação para o dia
- Roupa confortável
- Cartão de cidadão
A Guia
Daniela Amorim, natural de Vila Praia de Âncora, será a guia desta excursão. É engenheira do ambiente e apaixonada pela natureza e pelas suas interações. Acredita que para atingirmos o equilíbrio planetário primeiro temos de encontrar o equilíbrio pessoal. Com essa missão, desempenha várias tarefas técnicas na área da consultoria e auditoria, mas também, é guia de natureza para levar toda a gente a conhecer lugares icónicos e a aprender mais um pouco sobre a Casa Mãe.
Fica a conhecer todos os sítios que já visitou em www.danielaamorim.pt
Alguma dúvida entra em contacto connosco: